ROTEIRO DE PALESTRAS É CINEMA!!:  14adica para quem quer ministrar palestras matadoras.

ROTEIRO DE PALESTRAS É CINEMA!!: 14adica para quem quer ministrar palestras matadoras.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto.

Um grande diretor de cinema uma vez fez a seguinte declaração: um bom filme é sempre feito de uma ótima história ou roteiro, depois um bom diretor e finalmente bons atores.

Se você tiver grandes atores com uma história apenas razoável, um diretor pode salvar, em parte, o filme. Mas se você tiver uma ótima história e um bom diretor, mesmo com atores medianos, você consegue fazer um grande filme.

Esta mesma premissa vale também na construção de um roteiro de palestra. Precisamos sempre levar em conta quatro tópicos para elaboração de um bom roteiro:

  • Objetivo: Quando não sabemos o que se queremos não saberemos o que fazer. Tenha muito claramente o seu objetivo com a sua apresentação.
    – Qual é a meta da palestra? Qual o seu objetivo e o que você pretende alcançar com a sua apresentação? Não deve haver dúvidas sobre isto.
  • Conteúdo: uma vez que você obtenha o seu objetivo, é hora de incluir elementos que expressem claramente este objetivo, através de uma combinação de boa informação aliada a sua comunicação assertiva.
  • Emoção: é fundamental que tenha sempre um pouco de emoção, pois nosso cérebro é prioritariamente límbico, ou seja, alimenta-se de emoções. Isso vale inclusive para palestras técnicas, mantendo a sua plateia interessada.
  • Entretenimento: E o outro aspecto que pode e deve ser utilizado é o de promover algum tipo de interação com seu público: sorteio de brindes, pergunta, canto, dança ou outros artifícios que sejam confortáveis para você. Manterá o público entretido e interessado

Visite www.palestrantenota1000.com e agende o seu curso personalizado.

Deixe uma resposta